Plantio da soja em Rondônia está atrasado devido à irregularidade das chuvas
Até o momento, já foram semeadas entre 50 e 60% da área prevista para a soja, que ainda pode ter bons rendimentos caso as precipitações se regularizem nos próximos dias. Negociações também estão travadas, com produtores aguardando melhores oportunidades de preços.
O plantio da safra de soja 2019/20 está entre 50 e 60% do total previsto em Rondônia até o momento. Entre as regiões do estado, destaque para Vilhena, entre 70 e 80% concluído, seguido pelo Médio Norte, 40%, e Vale do Guaporé, 30%.
Segundo o presidente da Aprosoja RO, Juca Masutti, estes índices representam atraso com relação as safras anteriores e os produtores aguardam a volta de chuvas regulares para dar sequência aos trabalhos.
Para a liderança, caso as chuvas retornem nos próximos dias a safra do estado ainda pode ser boa, mas no momento é impossível fazer qualquer tipo de previsão para a colheita rondoniense.
Já as negociações, aconteceram normalmente até 10 atrás, quando o dólar estava valorizado ante ao real e os produtores aproveitaram para vender entre 30 e 40% da sua produção para garantir os custos até o momento de colheita.
Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja RO no vídeo.
Publicado em 25/10/2019 11:05 e atualizado em 25/10/2019 11:50